quarta-feira, 22 de julho de 2009

Maior eclipse solar deste século...

O mais longo eclipse total do sol do século XXI foi hoje visto em vários países asiáticos por mais de dois milhões de pessoas, um recorde na história da humanidade.
Cerca das 6h30 da manhã na Índia, o eclipse foi visível numa extensão de cerca de 250 quilómetros, atravessando o país de oeste a leste e chegando ao Nepal, Butão, Bangladesh, Myanmar, China e às ilhas meridionais japonesas.
O eclipse foi visível no sudoeste da China e a província de Sichuan foi a primeira a vislumbrar o fenómeno. Em Xangai, que recebeu milhares de turistas nos últimos dias, o tempo encoberto não permitiu observar plenamente o eclipse.
O eclipse total acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, encobrindo a luz solar na parte do planeta que estiver na sombra do satélite.
Para muitos cientistas, foi uma oportunidade para testar teorias, como a de que a gravidade da Terra diminui durante um evento como este. Outros aproveitaram o fenómeno para estudar a coroa solar, um anel luminoso que fica a um milhão de quilómetros do Sol.
Para as diversas religiões da Ásia, o eclipse teve um significado muito especial. Os budistas, por exemplo, acreditam que tudo o que pensamos, falamos ou fizemos neste período, terá um efeito aumentado.
Os hindus acreditam que é uma manifestação do mal, muitos templos são fechados e as mulheres grávidas não devem sair de casa.
Mas todos concordam que o fenómeno, registado desde há centenas de anos pelo homem, ainda hoje causa fascínio.
O sol ficou completamente encoberto pela lua durante seis minutos e 39 segundos, um recorde que apenas será superado no ano de 2132.

Sem comentários:

Enviar um comentário