sábado, 4 de julho de 2009

Galileu Galilei

Grande astrónomo italiano e o primeiro grande físico da Idade Moderna. Fez descobertas fundamentais no campo da Física e da Astronomia, revolucionando a ciência da sua época. Considerado o primeiro grande génio da Ciência moderna, valorizou a técnica e a experimentação. Em vez de procurar o "porquê" das coisas, interessou-se pelo "como" os fenómenos acontecem, descrevendo-os quantitativamente, procurando e descobrindo as relações entre eles.

Coube a Galileu reunir as ideias para o progresso geral da ciência experimental. No final do século XVI e no início do século XVII, Galileu Galilei publicou várias obras que contribuíram para a construção da Física, tal como a entendemos hoje. Galileu foi o primeiro a estudar cientificamente os movimentos, recorrendo a métodos até então nunca antes utilizados. Para este fim, Galileu definiu variáveis, que podiam ser medidas, formulou hipóteses que podiam ser submetidas a testes experimentais, realizou experiências com objectos “reais”, discutiu o que aconteceria em condições ideais e, por fim, obteve relações matemáticas entre as variáveis.

Galileu pôs por terra as teorias de Aristóteles defendidas ardentemente pela Igreja Católica. Estabeleceu a lei da queda dos corpos afirmando que, quando um corpo cai livremente, a sua aceleração é constante e é a mesma para todos os corpos, leves ou pesados, grandes ou pequenos. Conta-se, inclusivamente, que Galileu terá feito experiências do cimo da Torre de Pisa, abandonando simultaneamente vários corpos e verificando que chegavam juntos ao solo.


Em 1610, Galileu introduziu na Astronomia o uso de instrumentos ópticos, realizando com sua luneta importantes observações:

- as montanhas e crateras da Lua;

- os quatro maiores satélites de Júpiter (Io, Calisto, Ganimedes e Europa);

- as manchas solares;

- a existência de outras estrelas não visíveis a olho nu;

- as fases de Vénus.

A descoberta dos satélites de Júpiter, e que estes giravam à sua volta, foi o golpe final para os alicerces do geocentrismo: estes corpos não giravam em torno da Terra.

Foi um ardente defensor da Teoria heliocêntrica, proposta por Copérnico, segundo a qual os planetas, inclusivé a Terra, giram à volta do Sol.

Pelas suas ideias revolucionárias para a época, Galileu foi perseguido e condenado à morte pela Inquisição. No entanto, não chegou a ser executado, pois abjurou publicamente as suas teorias.

Cerca de 400 anos após a sua condenação à morte, o Papa João Paulo II ajoelhava frente ao seu túmulo, na Igreja de St.ª Cruz, em Florença, num acto de humildade, reconhecendo publicamente e em nome da Igreja Católica, a injusta condenação a que Galileu tinha sido sujeito.

1 comentário: